quinta-feira, 21 de junho de 2012

AMARANTE EM RADAR\RADAMBRASIL




O projeto RADAM foi desenvolvido na década de 70 pelo governo brasileiro com a finalidade de executar o levantamento dos recursos naturais das regiões Norte e Nordeste do país, a partir de imagens de radar e outros sensores remotos, para assim fornecer em curto prazo, os elementos básicos necessários para os desenvolvimentos de projetos específicos a serem implantados naquelas regiões. Sendo organizado pelo Ministério de Minas e Energia através do Departamento Nacional da Produção Mineral - DNPM, (Atual CPRM) com recursos do PIN - Plano de Integração Nacional.
O Projeto RADAM foi inicialmente concebido para realizar o levantamento integrado de recursos naturais de uma área de 1.500.000 km² localizada na faixa de influência da rodovia Transamazônica, abrangendo os Estados de Amazonas, Pará, Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Porém, com os sucessos obtidos pelo projeto, em 1975 ampliou-se a área de abrangência para todo o território brasileiro e o projeto passou a ser denominado de PROJETO RADAMBRASIL tornando-se o maior projeto mundial de cobertura radargramétrica efetuada com radar aerotransportado, sendo a plataforma utilizada Avião Caravelle (Figura 01) e um sistema imageador o GEMS (Goodyer Mapping System).

Figura 01 – Avião Caravelle

Disponível em: http://boilerdo.blogspot.com.br/2011/06/1955-apresentado-o-aviao-caravelle.html   Acesso em: 21 Abr 2012.

Este projeto representou um importante avanço tecnológico, pois utilizou um radar de visada lateral (SLAR - side-looking airborne radar) operante na banda X (comprimentos de onda próximos a 3 cm e freqüência entre 8 e 12,5 GHz) que permitia um realce maior da amplitude do relevo, e sendo um sensor ativo, a imagem podia ser obtida tanto durante o dia como à noite e em condições de nebulosidade, devido às microondas penetrarem na maioria das nuvens, além de  possuir uma boa graduação dos tons de cinza ou seja uma boa Resolução Radiométrica.
Além dos levantamentos radargramétricos foram também, realizadas pesquisas de campo apoiado em terra por estações de controle (SHORAN) com alcance espacial de 400 km e por estações de posicionamento via satélite TRANSIT, com precisão de aproximadamente 15 metros, e o datum geodésico utilizado o de Córrego Alegre.
Tendo o objetivo de preservar os originais das imagens de radar a CPRM – Serviço Geológico do Brasil, construiu o projeto RADAM-D que por meio de processo técnico permite a preservação das informações dos negativos e diafilmes originais, a partir de sua digitalização. Essas imagens de radar estão disponíveis no site da CPRM na seção RADAM-D, sendo estes dados articulados em folhas que recobrem o território nacional.
Como exemplo tem se a imagem de radar da faixa 203 da folha SB-23-B Floriano (Figura – 02) que recobre o município de Amarante-PI. Notem a sombra dos planaltos rebaixados e morros testemunhos do tipo mesa típicos do médio Parnaíba decorrente do ângulo de visada lateral do sensor remoto utilizado. É relevante notar a boa qualidade radiométrica das imagens, o que é importante para a interpretação ambiental e também dos estudos de comportamento espectral dos alvos e dos sensores utilizados.


Os dados obtidos pelos levantamentos radargramétricos com a interpretação das imagens de radar na escala de 1:250.000 e dos dados e registros fotográficos obtidos nas pesquisas de campo, possibilitaram a confecção das cartas temáticas e outras publicações contemplando basicamente cinco seções: Geologia, Geomorfologia, Solos, Vegetação, Uso e Potencial da Terra.
As cartas temáticas e as publicações em textos abordam a Morfologia do relevo os padrões de drenagem e fraturamento o traçado de estruturas planares, lineares e tabulares, circulares e dobradas, a topográfia e tonalidade das rochas, a relação de resistência com as rochas circundantes, estilo tectônico, cobertura vegetal e uso e ocupação da terra, características pedológicas e etc.

REFERÊNCIAS
BOAS, José Henrique Vilas. Apresentação. Disponível em: <http://www.projeto.radam.nom.br/apresentacao.html>. Acesso em: 22 de abril de 2012.
CPRM, http://www.cprm.gov.br/ Acesso em 22 de abril de 2012
OLIVEIRA, Sergio Azevedo Marques de (org.) et. al. Projeto RADAM-D - Preservação e disseminação das imagens originais geradas pelos projetos RADAM e RADAMBRASIL. Disponível em http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=796&sid=9. Acesso em: 22 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais vistos!!!