sábado, 17 de dezembro de 2011

O RETORNO DO FILHO

Indicação de documentário!!

Faz um bom tempo que não publico nada aqui no blog e isto devido a falta de tempo, pois estou me dedicando ao máximo à monografia.
Mas um dia desses assistindo a TV Antares (Canal 2) me deparei com um documentário muito interessante intitulado de O RETORNO DO FILHO de autoria de Douglas Machado. O documentário é uma viagem de regresso a Amarante, feita pelo poeta e historiador Alberto da Costa e Silva que é filho do poeta maior do Piauí Antônio da Costa e Silva (1885 – 1950).
 O documentário tem como ponto de partida o livro “A Invenção do Desenho – Ficções da Memória”, onde o poeta Alberto Da Costa e Silva (Figura 1), embaixador brasileiro em Portugal e países africanos, relata através de pontos de vista diferentes, alguns acontecimentos e personagens da história brasileira da década de quarenta em diante.

               Figura 1 – Fotografia do Poeta e embaixador Alberto da Costa e Silva


                                            Fonte: Cabeça de Cuia (2009)

Na obra, o autor narra também fatos cotidianos, observados por terceiros ou por ele próprio; fatos da infância ou dos locais e países por onde andou ou viveu, lembranças que preenchem a maior parte do livro. Por este motivo alguns biógrafos o classificam como um livro de viagens. Douglas acrescentou que seria como um livro de encontros.

O lado emocional em “A Invenção do Desenho” ocorre principalmente nos trechos em que vem as lembranças de seu pai. Em um deles, Alberto Da Costa e Silva narra a morte de seu pai, em seus braços. Deste ponto o autor se vê diante de seu destino, que devido ao amor pelo pai, passa a ser como uma continuação da vida de Da Costa e Silva.
Talvez por isso, Alberto enveredou pela literatura, ao ponto de o levar à Academia Brasileira de Letras. Restaria a ele o reencontro com o passado do pai, o qual só conhecera principalmente através dos poemas e relatos de Da Costa e Silva. E é esse o mote observado por Douglas Machado: o reencontro do poeta com as origens do pai, que são também suas próprias origens.
De acordo com Douglas Machado, a edição de O RETORNO DO FILHO se afasta de uma postura tradicional, cujas ações determinariam as seqüências a serem gravadas, e comporta-se como um observador da realidade desta viagem. “Um dos pontos em que mais poderemos evidenciar O RETORNO DO FILHO como um documentário direto, inspirado no cinema da observação, encontra-se na própria gravação. O que significa que a câmera está ligada e atenta durante todo o filme. A medida certa do produto final é revelada na costura dos fragmentos do cotidiano desta viagem”, diz o diretor
“Neste olhar, a descoberta do outro, reconstrói a terra do pai. E neste solo paterno, o documentário apresenta um certo espelhamento para com o espectador: a memória e a reconstrução da memória”, conclui.

                                                  Vídeo de Divulgação do documentário "O RETORNO DO FILHO"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais vistos!!!