quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As origens de Amarante - PI

     O município de Amarante está localizado na microrregião do Médio Parnaíba Piauiense, (ver Figura ) sendo sua população residente de 17. 892 habitantes distribuídos em uma área de 1.304,775 km² (IBGE, 2007). A origem do município está ligada ás lutas de apresamento dos índios, sobretudo os da etnia Acroá e Quêques que habitavam a região, e pelas aventuras de exploradores em busca de ouro e outros minerais de grande valor econômico. Através do decreto imperial de 1832 foi criada a Vila de São Gonçalo do Amarante e cuja em 4 de agosto de 1871 foi elevada á condição de cidade com o topônimo de Amarante. (IBGE, 2007)

Localização Geográfica
   Fonte: IBGE (2007)

     A partir da elevação para a categoria de cidade, em Amarante ocorreu uma rápida aglomeração urbana decorrente da melhoria nas condições de vida da população o que elevou os índices de fertilidade, e de natalidade. O outro fator importante para aglomeração urbana foi os bons índices de fertilidade de seus solos e sua localização geográfica na confluência de dois importantes rios o Parnaíba e o Canindé, fato que tornou o município em um dos maiores entreposto comerciais do interior do Piauí.
    Outro fator de destaque deste município nordestino é a sua parte central que tem características do período colonial, sendo suas construções e o traçado das ruas constituírem uma replica do estilo arquitetônico português do século XIX. Tendo em vista esses aspectos fica notório o grande potencial econômico possível de exploração turística deste município. 

FONTE: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Cidades brasileiras 2007 Disponível em:http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 acesso em 23 de Julho de 2009.


CURTIU? DEIXE UM COMENTÁRIO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais vistos!!!