quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As origens de Amarante - PI

     O município de Amarante está localizado na microrregião do Médio Parnaíba Piauiense, (ver Figura ) sendo sua população residente de 17. 892 habitantes distribuídos em uma área de 1.304,775 km² (IBGE, 2007). A origem do município está ligada ás lutas de apresamento dos índios, sobretudo os da etnia Acroá e Quêques que habitavam a região, e pelas aventuras de exploradores em busca de ouro e outros minerais de grande valor econômico. Através do decreto imperial de 1832 foi criada a Vila de São Gonçalo do Amarante e cuja em 4 de agosto de 1871 foi elevada á condição de cidade com o topônimo de Amarante. (IBGE, 2007)

Localização Geográfica
   Fonte: IBGE (2007)

     A partir da elevação para a categoria de cidade, em Amarante ocorreu uma rápida aglomeração urbana decorrente da melhoria nas condições de vida da população o que elevou os índices de fertilidade, e de natalidade. O outro fator importante para aglomeração urbana foi os bons índices de fertilidade de seus solos e sua localização geográfica na confluência de dois importantes rios o Parnaíba e o Canindé, fato que tornou o município em um dos maiores entreposto comerciais do interior do Piauí.
    Outro fator de destaque deste município nordestino é a sua parte central que tem características do período colonial, sendo suas construções e o traçado das ruas constituírem uma replica do estilo arquitetônico português do século XIX. Tendo em vista esses aspectos fica notório o grande potencial econômico possível de exploração turística deste município. 

FONTE: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Cidades brasileiras 2007 Disponível em:http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 acesso em 23 de Julho de 2009.


CURTIU? DEIXE UM COMENTÁRIO!


Um comentário:

  1. Steel Wedding Rings with Silver Knots
    The titanium tubing Silver Knots will titanium element be perfect for weddings in the ford titanium USA, for those medical grade titanium earrings seeking wedding titanium nail rings that are made from metal or silver. The steel rings are

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais vistos!!!